Todos querem #HMBalmaination




Falta um dia para a grande coleção estrear nas araras europeias. Duas marcas globais, Balmain e H&M, unidas em uma coleção temporária, denominada #HMBalmaination. A primeira, carrega todo o glamour de uma grife francesa da haute couture, com materiais escolhidos a dedo, lojas que mais parecem galerias de arte e criações caras, praticamente inacessíveis ao bolso dos consumidores da segunda marca, a sueca H&M, ícone do mercado de fast fashion e líder em tendências na Europa. 

A moda das parcerias entre marcas caras e marcas baratas já não é novidade. Muitas lojas de departamentos aderiram a esse conceito, em que designers, estilistas e haute couture compartilham suas criações com redes de lojas mais populares, devido ao baixo custo dos insumos e produção, frente às mais caras.  

Na Europa isso é bem comum. A própria H&M (Hennes & Mauritz), proprietária também da Cos, marca mais cara, a qual cheguei a descrever, é adepta ao conceito a algum tempo, como forma de democratizar a moda cara, com menores valores.




Por ela já passaram marcas como Lagerfeld, Lanvin, Martin Margiela, Isabel Marant, Alexander Wang e Versace. E o resultado é sempre parecido: muita gente querendo, as notícias bombando, e os valores, não tão atraentes.

Bom, me adianto com uma restrição em relação à "democratização da moda". A rede de fast fashion pode até pensar que está fazendo um bem para seus clientes, trazendo peças assinadas por criadores famosos. Mas, no caso dessas coleções, eu não acredito que as consumidoras consigam ter demasiado acesso. 

Ora, fala-se em valores próximos a 500€, em que a maioria das peças custarão 200€, em média (mas vou conferir, pessoalmente). Isso não é democratizar a moda, em minha opinião. E, sim, uma estratégia para alcançar outra fatia de mercado, a do consumidor que adquire marcas caras com mais facilidade, e que esteja habituado a esses criadores.

Outra mística em relação à democratização da moda, é o fato em que cada cliente só poderá comprar uma peça por vez, reprimindo a experiência na loja e influenciando a tomada de decisão no ponto de venda. Tudo bem, com esses valores, não vou me admirar se as peças forem compradas "ao meio", com clientes dividindo o valor de uma peça (hehe). Mas, calma, se você estiver com muita vontade de adquirir a #HMBalmaination, passe pelos acessórios da coleção, eles custarão a partir de 20€.




Com todos os senões, a expectativa do lançamento é muito grande por toda a Europa. As lojas abrirão dia 05 de novembro, a partir das 9h, e já imagino as imensas filas de fashionistas à espera da Balmain. Vai ter cliente madrugando nas calçadas da Europa.   
E, antes do lançamento estampar as vitrines das lojas H&M, as notícias sobre as peças já estão causando furor entre fashionistas, It Girls, blogueiras e adoradores da moda, com a expetativa de que os preços sejam mais acessíveis do que os praticados nas lojas da grife. 

Aqui em Bruxelas, a Pre Sale Party aconteceu dia 03 de novembro, em um "petit comité" apenas para convidados. O lugar do evento era segredo, e teve blogueira belga que não ficou muito satisfeita com a celebração, postando comentários negativos nas redes sociais, ao sair da festa.


Pre Sale Party Brussels


Agora, é esperar para ver. E sobre as parcerias no mundo da moda, a próxima criação sairá em breve - janeiro de 2016 - com a união entre o designer francês Philippe Starck e a marca brasileira de sandálias "Ipanema". Em breve!



Bisous!


Endereço: Clique aqui!!!
Informações: H&M
Imagens: Fashion Forward e H&M


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